As candidaturas para o programa Minha Casa Minha Vida 2023 já estão abertas. Confira abaixo como se inscrever.
As inscrições para o Minha Casa Minha Vida 2023 estão abertas e prometem ajudar muita gente a conquistar a casa própria. O ministro das Cidades, Jader Filho, disse que mais de 15 mil unidades serão entregues ainda este ano. É muita coisa.
O programa habitacional está de volta com tudo e vai destinar até 50% das casas e apartamentos para a Faixa 1 do programa. Esse grupo é formado por famílias com renda bruta mensal de até R$ 2,6 mil e tem direito a subsídios que variam de 85% a 95%.
E não é só isso, não! O Minha Casa Minha Vida também vai ter opções de locação social, imóveis usados em áreas urbanas e soluções habitacionais para famílias em situação de rua.
O programa tá de olho em todo mundo que precisa de uma mãozinha pra conseguir comprar a casa própria.
Ah, importante lembrar que o programa é direcionado para famílias com renda bruta mensal de até R$ 8 mil em áreas urbanas. Então se você se encaixa nesse perfil, não perde tempo e corre pra fazer a inscrição!
As famílias são divididas nas seguintes faixas de renda:
Faixa Urbano 1: renda bruta familiar mensal até R$ 2.640;
Faixa Urbano 2: renda bruta familiar mensal de R$ 2.640,01 a R$ 4,4 mil;
Faixa Urbano 3: renda bruta familiar mensal de R$ 4.400,01 a R$ 8 mil.
As moradias do Minha Casa, Minha Vida terão seus contratos e registros feitos, preferencialmente, no nome da mulher – e eles podem ser firmados sem a autorização do marido.
O pedido de inscrição para concorrer a um imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida segue diferentes passos a depender da faixa de renda em que a família está inserida.
Para as famílias da Faixa 1 interessadas em se inscrever no plano de moradias do governo, o processo consiste nos seguintes passos: primeiro, é preciso se inscrever na prefeitura da cidade em que residem. Em seguida, os dados da família são validados pela Caixa Econômica Federal, que comunica as famílias aprovadas sobre a data do sorteio das moradias. O sorteio é realizado quando a cidade não possui um número de unidades habitacionais suficiente para atender todas as famílias cadastradas no plano de moradias. Quando a família é contemplada com uma unidade habitacional, será informada sobre a data e os detalhes necessários para a assinatura do contrato de compra e venda do imóvel. Após a aprovação e validação do cadastro, a família assina o contrato de financiamento.
Para serem validadas pela Caixa, as famílias inseridas na Faixa 1 precisam cumprir alguns critérios, como ter renda mensal bruta de até R$ 2.640 e nenhum integrante ser proprietário, cessionário ou promitente comprador de imóvel residencial. Além disso, não podem ter recebido nenhum benefício de natureza habitacional do governo municipal, estadual ou federal, descontos habitacionais concedidos com recursos do FGTS, ou descontos destinados à aquisição de material de construção para fins de conclusão, ampliação, reforma ou melhoria de um imóvel. Para a inscrição da família no plano de moradias do governo na prefeitura, é necessário apresentar um documento oficial de identificação, e outros documentos podem ser exigidos, como comprovantes de renda, por exemplo.
Já para as famílias inseridas na Faixa 2 e na Faixa 3, o processo de inscrição para concorrer a um imóvel por meio do Minha Casa, Minha Vida é diferente. Nesse caso, a família deve ter renda bruta mensal de até R$ 8 mil e a contratação pode ser feita por meio de uma entidade organizadora participante do programa ou individualmente, diretamente com a Caixa. A família precisa já ter um imóvel escolhido para fazer uma simulação de financiamento habitacional por meio do site da Caixa e saber qual proposta se encaixa no orçamento familiar. Após o fornecimento desses dados, o site apresenta as opções de financiamento. Escolhida a opção, o simulador apresenta o resultado, com prazos, cota máxima do financiamento de entrada e valor do financiamento, além de oferecer uma ferramenta para a comparação de cenários de juros. Se a família aprovar o resultado apresentado na simulação, um representante deve ir até uma agência Caixa ou no correspondente Caixa Aqui, para entregar ao banco a documentação. A Caixa analisa a documentação pessoal e do imóvel, e após a aprovação e validação, a família assina o contrato de financiamento.
Mas não se preocupe, podemos ajudá-lo em todo o processo. Avaliamos sua situação financeira, simulamos o financiamento e cuidamos de todos os documentos necessários.
Não perca mais tempo e garanta agora mesmo o seu imóvel! Entre em contato conosco que teremos o prazer de esclarecer todos os detalhes e ajudá-lo a se tornar um novo proprietário de imóveis.